quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Orlando Ribeiro - Itinerâncias de um geógrafo


Documentário
Orlando Ribeiro: Itinerâncias de um geógrafo - em estreia na RTP2

No dia 13 de Fevereiro de 2011, pelas 21h00, a RTP2 exibe o documentário "Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um geógrafo" realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes.
"Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um geógrafo", comemora o centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997), transportando para o século XXI a memória deste geógrafo português e a sua obra de incontornável valor universal.

Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia Nacional. Humanista, amante das artes, erudito explorador do mundo, Orlando Ribeiro tornou-se na figura ímpar desta ciência. 

Merecem ser partilhados os seus cadernos de campo e as fotos da sua inseparável Leica. Num documento que pretende reunir a absoluta riqueza obtida através desse prisma tão perspicaz e sensível: o Olho do Geógrafo, a câmara viajou pelos lugares que o mestre Orlando Ribeiro nos ajudou a compreender e a amar. A Arrábida... a Beira Baixa... a Madeira… os Capelinhos... a Ilha do Fogo são alguns dos locais onde voltámos … 

A vida e a obra de Orlando Ribeiro são narradas na primeira pessoa, usando excertos do próprio autor apoiados pelo depoimento de personalidades com que se cruzou durante a vida.
É recordado no documentário, enquanto mestre, por discípulos como Ilídio do Amaral, Jorge Gaspar e Raquel Soeiro de Brito e, enquanto figura ilustre, por personalidades da cultura portuguesa como José Mattoso ou António Barreto. Para além do seu filho António Ribeiro, do seu neto João Ribeiro e da sua mulher Suzanne Daveau.

“Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo” teve o patrocínio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Fundação Gulbenkian.
Este Documentário é uma co-produção da B’lizzard e da RTP2 e contou com a CIDAADS como produtora associada.



Sem comentários:

Enviar um comentário