terça-feira, 15 de março de 2011

Nova explosão na central nuclear de Fukushima


Uma explosão ocorreu esta terça-feira no reactor 2 da central nuclear da Fukushima 1, atingida pelo sismo e pelo maremoto subsequente no nordeste do Japão, anunciou o governo, informa a AFP.

O Executivo nipónico especificou que a explosão, a terceira ocorrida desde sexta-feira, deu-se pouco depois das 6 horas locais (21 horas em portugal continental), e afectou a piscina de condensação da cerca de confinamento concebida para impedir as fugas de radiatividade em caso de acidente.

As autoridades japonesas referiram também que alguns dos trabalhadores que estão no local foram evacuados, deixando os trabalhos de segurança junto ao reactor reduzidos ao mínimo indispensável.

Esta foi a primeira vez que é referido um estrago no caixotão de confinamento de um reactor da central de Fukushima 1, atingida por uma série de problemas na sequência do sismo e maremoto que devastaram o nordeste japonês.

Dois outros reactores desta central foram afectados por uma explosão, no sábado e segunda-feira.

Nos dois casos, a deflagração, devido ao hidrogénio, afectou ou destruiu a construção externa do reactor, mas sem atingir o coração da instalação, segundo o governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário