segunda-feira, 7 de março de 2011

Os Censos 2011 estão aí

O INE dá hoje início à mais importante operação estatística executada sob sua responsabilidade, com a distribuição porta-a-porta dos documentos relativos aos Censos 2011.

Esta distribuição, que decorre em todo o país até ao próximo dia 20 de Março, marca o arranque dos trabalhos de campo da operação e é crucial para o seu sucesso. Receber e colaborar com o recenseador é fundamental e a primeira via para a população se informar e compreender a importância da resposta aos Censos.

Os recenseadores entregam não só os questionários mas também um envelope com os códigos de acesso necessários à resposta segura através da Internet. Caso os moradores se encontrem ausentes, os documentos são deixados na caixa
do correio.

Os recenseadores do INE são facilmente reconhecidos: usam um colete amarelo e transportam uma pasta azul, ambos devidamente identificados com os logótipos dos Censos 2011 e do INE e possuem um cartão de identificação (com foto) devidamente autenticado. O INE recomenda a todas as pessoas que, em caso de dúvida, contactem a linha de apoio dos Censos (800 22 2011 - chamada gratuita), ou se dirijam à respectiva Junta de Freguesia.

Estão simultaneamente em campo cerca de 25 mil profissionais (dos quais 18100 recenseadores), devidamente formados e habilitados para coordenar e executar todas as tarefas necessárias ao sucesso de uma operação estatísticadesta envergadura. Para assegurar a capacitação e aptidão desta estrutura para a realização adequada de todo o trabalho de campo efectuaram-se em todo o País cerca de 1000 acções de informação e preparação, correspondentes a cerca de 20 mil horas.

Estão em distribuição cerca de 25 milhões de questionários, tendo em conta uma estimativa de 10,6 milhões de indivíduos, 4,1 milhões de famílias, 6 milhões de alojamentos e 4 milhões de edifícios. O preenchimento do questionário relativo a edifícios é o único da exclusiva responsabilidade dos recenseadores.

Os recenseadores estão preparados para prestar esclarecimentos sobre os questionários e apoiar os cidadãos na sua resposta. Também nas Câmaras Municipais e nas Juntas de Freguesia é possível encontrar pontos de atendimento para esclarecimentos e apoio.

As pessoas devem aguardar a entrega da documentação, até 20 de Março. Se essa entrega não se verificar, devem dirigir-se à Junta de Freguesia respectiva ou contactar a linha de apoio dos Censos.

A informação a prestar pelos cidadãos no contexto dos Censos 2011 deve referir-se a 21 de Março (Momento censitário), que marca, assim, o início do período de resposta. Todos os cidadãos devem acolher os recenseadores, receber a documentação e, a partir de 21 de Março, responder aos Censos, de preferência através da Internet, possível entre 21 de Março e 10 de Abril.

A resposta aos Censos é obrigatória por lei, mas é, sobretudo, um direito de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. A fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará simultaneamente a impedir a sua nitidez e a comprometer a pertinência das medidas que, a partir dela, forem tomadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário