quinta-feira, 6 de junho de 2013

Aerogerador marítimo Windfloat junto à Póvoa do Varzim



Retirado de: http://goo.gl/eQRbk
A EDP, juntamente com a InovCapital e a Principle Power colocou a primeira torre eólica em alto mar do planeta. O sistema instalado é conhecido como “Windfloat” e inclui um aerogerador de 2 megawatts. Instalado ao largo de Aguçadora, este primeiro Windfloat inaugura uma serie de estações marinhas de aerogeração que irão surgir nos próximos anos.

O Windfloat congrega o esforço de mais de 60 empresas e institutos europeus e foi concebido para dispensar a instalação e manutenção sem o recurso a qualquer equipamento pesado, uma vez que foi completamente montado em terra firme, na Lisnave e só depois rebocado para aguas abertas no Atlântico.

O sistema estará em testes nas próximas semanas os quais a serem bem sucedidos irão abrir um novo capitulo na exploração da grande Zona Económica portuguesa no oceano Atlântico, garantindo assim a sua ocupação efetiva e a rentabilidade de um recurso que ainda hoje persiste essencialmente ignorado, mas que assim poderá contribuir não somente para as reduções das emissões nacionais de CO2 mas também para a independência energética do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário