sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

WWF - WWF apela: Portugal deve envolver-se em iniciativa internacional para a certificação da gestão responsável da água


A WWF, organização global de conservação de natureza, divulga hoje (25/02/2010) o seu mais recente relatório “Pegada Hídrica em Portugal”, que evidencia Portugal como sendo um dos países com a pegada hídrica mais elevada por habitante. O estudo conclui ainda que a elevada pegada hídrica portuguesa se deve à pouca eficiência do sector agrícola nacional, à dependência dos bens agrícolas que importamos, principalmente de Espanha e às diferenças geográficas internas, com problemas de escassez de água a sul, em particular na bacia do Guadiana.

O presente estudo deriva do relatório da WWF - Living Planet Report / Relatório Planeta Vivo que é publicado de dois em dois anos e que faz uma análise da capacidade do planeta Terra em se manter como um planeta vivo.

O Relatório Planeta Vivo (2008) demonstra que estamos a consumir recursos e serviços ambientais a um ritmo superior à sua capacidade de regeneração. Esta tendência está a causar uma recessão à escala global e o consumo desenfreado está a destruir o capital natural a um nível que põe em causa a nossa prosperidade e o nosso futuro.

Esta análise é feita com base em 4 indicadores: Planeta vivo, Biocapacidade, Pegada ecológica e Pegada da água. Aqui.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário