quarta-feira, 3 de março de 2010

Base de Dados Mundial sobre Áreas Protegidas


A Base de Dados Mundial sobre Áreas Protegidas (WDPA - World Database on Protected Areas) é o mais completo conjunto de dados globais disponível sobre áreas protegidas terrestres e marinhas.

As áreas protegidas são reconhecidas internacionalmente como ferramentas importantes na conservação das espécies e ecossistemas. Informações actualizadas sobre as áreas protegidas são essenciais para permitir uma ampla gama de actividades de conservação e desenvolvimento.

Desde 1981, a UNEP-WCMC (United Nations Environment Programme-World Conservation Monitoring Centre), através do seu Programa de Áreas Protegidas, tem vindo a recolher informações e a torná-las disponíveis para a comunidade global. O WDPA é um projecto conjunto da UNEP  e da UICN (International Union for Conservation of Nature), através da UNEP-WCMC e da IUCN World Commission on Protected Areas que trabalham afincadamente com governos e ONGs.

O WDPA é um trabalho contínuo, sendo constantemente actualizado. Já está disponível um relatório com dados de todas as melhorias feitas no WDPA (até e inclusive Fevereiro de 2009) desde o lançamento anual do ano anterior, ou seja, em Dezembro de 2007. Para consultar ou fazer o download tem de se registar.

O site tem um websig com possibilidade de adicionar duas layers sobre uma base de mapa política, de satélite ou land cover : as áreas protegidas nacional e internacionamente. Cada layer pode ser configurada com mais ou menos informação (por exemplo, nos sítios internacionais podemos adicionar apenas uma ou todas as IUCN Categories).

Ao fazermos zoom in sobre o território português, podemos observar as nossas áreas protegidas. Clicando numa delas, temos acesso a um  balão com informação diversa e links para visualizarmos essa área protegida no Google Earth ou para acedermos a outra página web com informação complementar, fotos (WDPA Info Flash) do Flickr ou do Panoramico, links para artigos da Wikipedia,..., um separador com informações sobre as espécies (GBIF species info) e um separador com a metadata.

No separador Search podemos fazer uma procura avançada.

Ao registrar-se como um utilizador WDPA, será capaz de fazer download das áreas protegidas selecionadas, usando a ferramenta de busca avançada no site WDPA. Esses downloads da área protegida serão fornecidos em shapefile ou KML.

Muito bom.


Flamingos avistados desde a Ponta da Erva (by placosta)

Sem comentários:

Enviar um comentário