segunda-feira, 1 de março de 2010

Recursos digitais diversos sobre sismos e tsunamis


Lista dos sismos de magnitude 8 e superior que ocorreram desde 1900. O sismo que ocorreu recentemente no Chile, com a magnitude de 8,8, é o 5º nesta lista. Podemos ver os dados, também, por data ou nº de mortos. Links para páginas web dedicadas a cada um dos sismos. Da USGS. Aqui.

Ficheiro KML para visualizar no Google Earth os sismos de magnitude igual ou superior a 8 que ocorreram desde 1900. Aqui.

Animações em flash sobre sismos. Aqui, da FOLHAONLINE e aqui da BBC.

A National Geophysical Data Center e a UNESCO-IOC International Tsunami Information Center, colaboraram para construir mapas do tempo de deslocação dos tsunamis que ocorreram na história, usando o software utilizado pelo Pacific Tsunami Warning Center, ou seja, o Tsunami Travel Times (TTT), desenvolvido por Paul Wessel, Geoware. Dispõe do mapa do tsunami provocado pelo sismo que ocorreu em Lisboa em 1755. Aqui.




Animações sobre tsunamis, da BBC, aqui e do JN aqui, e sobre a trajectória no Oceano Pacífico do tsunami originado pelo sismo no Chile e que demorou cerca de 24 h a chegar ao Japão, do El Comercio, aqui. Em vídeo, no Youtube, aqui

Websig da NOAA aqui para a construção de mapas do tempo de deslocação de um tsunami a partir de um ponto pré-definido na bacia do Pacífico. Podemos adicionar várias layers como por exemplo os limites das placas tectónicas.
     

    Sem comentários:

    Enviar um comentário