domingo, 22 de abril de 2012

O shale gás em Portugal


O shale gás em Portugal (SIC Notícias 2012. Programa Falar Global)
Programa emitido em 04/02/2012

ENTREVISTA A ANTÓNIO COSTA E SILVA PRESIDENTE DA PARTEX

Portugal tem reservas de energia que podem resolver a sua dependência do petróleo convencional. Trata-se do Shale Gas. 

Este tipo de gás está a ganhar terreno nos Estados Unidos e sabe-se que Portugal também pode ter condições para explorar este recurso que se apresenta agora como uma alternativa energética consistente.

Avanços tecnológicos recentes permitiram ultrapassar uma série de barreiras que tornavam a extracção do shale gás financeiramente viável. 

O shale gás encontra-se a grandes profundidades, entre os 600 e os 3000 metros. As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas camadas de subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fraturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injeção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e impermeabilidade artificialmente", explica Diogo Rosa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O shale gás em Portugal está presente no Bombarral, Cadaval e Alenquer

Os Estados Unidos da América são o maior produtor mundial de shale gás. As estimativas indicam que as reservas deste gás na América do Norte têm capacidade para abastecer os EUA e o Canadá nos próximos 45 anos.Os olhos viram-se agora para Europa e Portugal faz parte da lista de países com formação de shale gás. De acordo com os estudos realizados em território nacional, "a formação da Brenha será a formação com mais interesse para o shale gás, portanto, esta formação está presente nos conselhos de Bombarral, Cadaval, Alenquer, logo, aí será o local onde poderá haver mais potencial", acrescenta Diogo Rosa.

O shale gás é um recurso não convencional que está entre 600 a três mil metros de profundidade.

Vantagens da exploração de shale gás

Em termos de consumo o shale gás é um recurso mais barato e menos poluente, ainda assim, para os especialistas, a exploração deste gás levanta questões quanto às consequências para o meio ambiente, nomeadamente para contaminação das reservas de água potável existentes nos lençóis freáticos.

Na Europa este mercado está a crescer e para além de Portugal há registo de potenciais reservas na Eslováquia, Ucrânia e França. A Polónia e a Alemanha já iniciaram alguns projetos de exploração.



***
O SHALE GÁS (OU GÁS DE XISTO):

Gás de xisto é o gás natural produzido a partir de xisto . Gás de xisto tornou-se uma fonte cada vez mais importante de gás natural nos Estados Unidos durante a década passada.

Espera-se que o gás de xisto possa tornar-se metade da produção de gás natural na América do Norte até 2020. 

Espera-se que o gás de xisto possa expandir a produção de energia em todo o mundo e ser contraponto à influência da Rússia e dos países do Golfo Pérsico na definição dos preços do gás que exportam para a Europa.

Espera-se que o gás de xisto reduza as emissões de gases de efeito estufa. Porque considera-se que a extração do gás de xisto pode resultar numa redução da emissão dos gases de efeito estufa por comparação com o gás natural convencional.

Os riscos do gás de xisto são as suas taxas de fuga, implausivelmente altas e, também, a subavaliação do potencial de aquecimento global do metano. 

Alguns estudos recentes apontam para altas taxas de declínio de alguns poços de gás de xisto como uma indicação de que a produção de gás de xisto pode vir a ser muito menor do que o actualmente previsto.


Sem comentários:

Enviar um comentário