quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

GLOBALIS



Globalis é um atlas mundial interativo onde o utilizador decide o que deve ser apresentado no mapa. Globalis visa criar uma compreensão das semelhanças e diferenças nas sociedades humanas, bem como a forma como influenciam a vida no planeta. Isto é feito principalmente através de meios visuais.

Globalis.gvu.unu.edu é uma colaboração entre a Associação Norueguesa das Nações Unidas, UNEP / GRID-Arendal, UNU / Virtual Global University, da University College of Hedmark e as escolas INTIS. O projeto é apoiado pelo Ministério Norueguês das Relações Externas e da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.



Começamos por determinar a escala de análise (mundo, cada um dos continentes ou algumas regiões). Depois, seleccionamos um mapa temático, entre os muitos disponibilizados, ou um tema, para o qual escolhemos o indicador e o ano que queremos representar graficamente. Acrecentamos, ou não, uma ou várias layer, como o nome dos países, cidades, lagos... e actualizamos o mapa. É fornecida uma breve descrição do mapa construido e do lado direito aparace a legenda.
Para cada indicador é possível visulizar um ranking gráfico mundial. Para cada país, podemos aceder a um conjunto variado de estatísticas. Para cada tema (clima, economia, educação...) são disponibilizados vários de indicadores, dos quais podemos observar a evolução, a posição do país no ranking mundial desse indicador e o mapa.
Finalmente, podemos guardar o mapa construído para utilizar numa qualquer aula de Geografia.
O mapa apresentado representa a iliteracia no mundo em 2003. O gráfico a evolução deste indicador em Portugal (em %).
Muito bom.


Sem comentários:

Enviar um comentário