segunda-feira, 19 de maio de 2014

iGEO lança plataforma online de informação geográfica portuguesa




O Governo português estreou na semana passada um novo serviço na internet totalmente voltado para as temáticas da geografia, natureza, ordenamento e património em território luso. A plataforma iGEO pretende ser o principal repositório de informação geográfica de Portugal, disponibilizando uma grande variedade de dados que, além de poderem ser consultados, podem ser usados para o desenvolvimento de aplicações. Os dados estarão também disponíveis para o desenvolvimento de apps.

O serviço foi apresentado recentemente pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. No iGEO vai haver informação sobre cartografia, geodesia – estudo da forma e da divisão da superfície -, litoral, natureza, ordenamento e património, de acordo com o comunicado enviado às redações.

O iGEO condensa informações da Direção-Geral do Território (DGT), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Os serviços da Administração Pública e aqueles ligados ao ensino vão poder aceder aos dados de forma gratuita, enquanto as empresas poderão ter acesso mediante a cobrança de “taxas justas”. Já as organizações não governamentais (ONGs) poderão aceder aos dados com desconto.

A acompanhar o lançamento da plataforma online há também o lançamento de três aplicações móveis que recaem sobre áreas específicas do tema da geografia: iGEO Ordenamento sobre edifícios georreferenciados, iGEO Natureza sobre áreas protegidas e iGEO Patrimônio sobre o planeamento do terreno. As aplicações estão disponíveis para Android.

Para conhecer o iGEO, clique aqui.

Fonte: Sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário